Segundo o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), quando um ponto é estimulado, uma espécie de mensagem é enviada pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Essa ação provoca “a liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes: analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular; além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e várias outras funções orgânicas”.
Além do uso de agulhas, a técnica mais conhecida, a acupuntura pode ser feita com sementes (de mostarda), pequenas esferas, calor (moxa), laser, estímulos elétricos (eletropuntura) e ventosas. O profissional, ao fazer o diagnóstico, irá decidir qual é a técnica indicada para cada caso. A técnica de ventosas, por exemplo, ficou famosa nas Olimpíadas do Rio da Janeiro, onde alguns atletas da equipe norte-americana, inluindo o multi-campeão Michael Phelps apareceram com manchas circulares nas competições mostrando que fazem uso da técnica.
Cuidados: O principal cuidado é com a assepsia. No caso do uso de agulhas, é necessário garantir que sejam usadas apenas agulhas descartáveis, evitando assim qualquer problema de transmissão de doenças.
Apneia do sono
Artrite
Artrose
Baixa libido
Cólicas menstruais
Depressão
Diabetes
DIsfunção erétil
Dores lombares/coluna
Ejaculação precoce
Endometriose
Enxaqueca
Espondilite anquilosante
Gastrite/úlcera
Hipertensão
Hipertireoidismo
Infertilidade
Insônia
Labirintite
Mioma uterino
Obesidade
Refluxo gastroesofágico
Rinite/sinusite
Stress
Tendinites
Endereço
Av. Brasil, 1885 - Campinas
Telefones
(19) 2519-1100
(19) 99445-9871 - Whatsapp
Mensagem
Use nosso formulário de contato